Vou andar de bicicleta...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Todos os dias são andados 1,2 milhões de quilómetros de bicicleta em Copenhaga. É o equivalente a dar 30 voltas à Terra! Um valor impressionante, repetido todos os dias.
É que 37% da população da grande Copenhaga prefere a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, para a escola ou a caminho do lazer. Mas ainda não chega; políticos e instituições procuram elevar esse valor para 50% e começam por dar o exemplo; o presidente da câmara de Copenhaga e o equivalente ao ministro do ambiente de cá, vão diariamente de bicicleta, de suas casas para o emprego e volta. 

Constantemente são melhoradas as condições para utilizar a bicicleta dentro e nos acessos à cidade. Apesar dos já existentes 350 km de vias próprias para bicicletas na cidade, estão a ser construídos mais e a ser melhorados os já existentes. Por exemplo, foram recentemente criadas as “vias verdes” para bicicletas. Trata-se de um tipo especial de pistas, devidamente assinaladas, que atravessam as principais zonas de acesso ao centro da cidade e ao longo das quais os semáforos estão sincronizados em favor das bicicletas, isto é, pedalando numa dessas pistas a uma velocidade constante de 20 km/h, é possível atravessar a cidade de um lado ao outro sem nunca pôr um pé no chão! Em muitos cruzamentos, local de potencial conflito entre carros e bicicletas, os semáforos para as bicicletas acendem entre 4 e 12 segundos antes que os dos carros, para que os ciclistas tenham tempo de atravessar o cruzamento antes de os carros arrancarem e assim reduzir a probabilidade de acidente.

Para homens e mulheres, novos e velhos, com crianças ou não, com carga ou sem ela, faça Sol ou chuva, a bicicleta parece ser, cada vez mais, o meio de transporte eleito pelos cidadãos de Copenhaga. Trata-se de facto de um meio de transporte extremamente eficiente nesta cidade. Para o comprovar, fizemos a seguinte experiência; eu de bicicleta e a minha mulher com as nossas filhas no autocarro, partimos exactamente ao mesmo tempo da porta de nossa casa, com destino ao centro. Eu cheguei cerca de 4 minutos antes!

 
A eficiência da bicicleta e o seu contributo para um meio ambiente mais limpo, estão a atrair os habitantes de outras cidades, de tal forma que o termo “Copenhaguizar a cidade” vai sendo utilizado um pouco por todo o mundo como sinónimo de tornar as cidades mais limpas e com maior facilidade de movimento para peões ou ciclistas.

 A nossa experiência a este respeito é óptima. Sair de bicicleta sabe sempre bem, é rápido, não há problemas de estacionamento e chegamos bem-dispostos, para além de ser um exercício diário.


Para todas as tarefas há uma bicicleta já inventada. Bicicleta para transportar crianças ou bicicletas para transportar carga.
Cestinhos à frente ou atrás, cadeiras de criança ou outros utensílios, são adaptados para que se torne possível fazer quase tudo de bicicleta

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Filipe. Ainda bem que resolveu mostrar a todo o mundo as suas interessantes Histórias da Dinamarca. Parabéns!

Enviar um comentário

Search