Sjælland

sábado, 16 de abril de 2011
Bem-vindos à Sjælland

A Sjælland é a maior ilha da Dinamarca. É nesta ilha que está localizada a capital, Copenhaga, e vale a pena fazer uma viagem ao longo da costa nordeste e norte desta região. Por exemplo percorrendo a Strandvejen, uma estrada marginal, com cerca de 25 km, que cobre uma parte considerável da linha de costa nordeste da ilha, ao longo do Øresund, o estreito que separa a Dinamarca da Suécia.

Louisiana - museu de arte moderna

Partindo de Hellerup, junto a Copenhaga, faz-se caminho para Helsingør. Pelo caminho vale a pena parar por exemplo no “Louisiana”, o museu de arte moderna de Humlebæk ou numa magnífica praia de Espergærde onde se pode comer uma deliciosa “Sinfonia de Peixe” que inclui o melhor salmão fumado que já experimentei!

Chegados a Helsingør, e se a visibilidade o permitir, podem perceber-se olhando para Este, os pormenores de Helsingborg, a cidade Sueca que fica do outro lado do Øresund. Para os interessados (sei que há alguns entre os leitores) nesta zona existem 48 campos de golf num raio de 50 km. É um país muito “green”!

Kronborg - principal atração de Helsingør
Claro que a mais importante atracção de Helsingør é o Kronborg, um misto de fortaleza e castelo, tornado famoso por Shakespeare que o estabeleceu como centro da acção de Hamlet e cuja construção remonta a 1420. Surgiu para forçar os navios que atravessavam o Øresund a pagar a primeira portagem marítima alguma vez criada. A cobrança de impostos é uma tradição antiga e muito aperfeiçoada, por estas paragens! Porém, apesar de uma taxa média de 50% de imposto sobre os rendimentos, os Dinamarqueses não se queixam.

Casa em Helsingør
Gilleleje - porto de pesca
Pelo norte da Sjælland e ao longo de toda a linha de costa sucedem-se pequenas localidades onde impera a ordem e o bom gosto. A construção é bonita e ordenada, os espaços verdes são imensos e não há qualquer tipo de congestionamento. Claro, tudo isso tem um preço e por menos de meio milhão de Euros não se compra senão uma parede! Hornbæk, por exemplo, tem uma magnífica praia onde veraneiam os ricos e famosos. Gilleleje é um porto de pesca onde se compra bom peixe fresco e fumado a um preço muito em conta para estas paragens, ou seja, mais ou menos o dobro de Portugal!

O fim do passeio pode ser com um bom banho de mar em Rågeleje. As praias aqui são agradáveis, mas não tão grandes e de areia tão boa como as portuguesas. O mar é muito calmo, sem ondas ou com ondas muito pequenas, a água não é fria e a profundidade é muito pouca até uma distância considerável.

Praia de Hornbæk

A maioria dos dinamarqueses vai para a praia por volta das 7 da tarde mas mesmo assim nunca há muita gente; não há problemas de estacionamento, não há barracas de bifanas e a construção nas zonas de praia é ordenada e muito bem arranjada. A envolvente é bonita e agradável

Sem comentários:

Enviar um comentário

Search